Betim : (31) 2571-6363 (WhatsApp) l Timóteo : (31) 3669-1009 comercial@primerservicos.com.br

Cuidar de um condomínio não é uma tarefa nada fácil, as críticas são muitas e os problemas também, por isso contar com a participação dos moradores na gestão do condomínio pode se tornar tudo mais fácil. 

Pensando nisso, síndicos devem buscar meios de tornarem a administração mais colaborativa para que os problemas possam ser mais rapidamente resolvidos e os resultados possam ser vistos e avaliados com mais frequência por todos. 

A participação dos moradores na gestão do condomínio

Para discutir e resolver os problemas prioritários do condomínio, não basta que o síndico esteja ciente de todas as demandas.

É necessário que se tome decisões nas reuniões e que haja a presença de grande parte dos moradores, afinal, todas as escolhas vão ter influência sobre a vida de todos, e aqueles que não comparecem abrem mão de seu direito de opinar, questionar ou mesmo decidir.

É claro que é muito difícil conseguir reunir todos os condôminos no mesmo dia, mas é importante estabelecer critérios para que os encontros possam ser feitos em dias e horários que possibilitem o máximo de participação dos moradores. 

Como vencer a resistência dos moradores com as assembleias?

Uma maneira prática de buscar maior participação dos moradores, é sempre avisar com antecedência e enviar uma pauta com o que será tratado naquele dia. Muitos síndicos esquecem da importância do planejamento para essas horas também e acabam marcando as reuniões e deixando os assuntos a serem tratados no improviso.

O que além de mostrar desorganização, alonga o tempo de reunião e desmotiva a participação dos moradores.

Como incentivar a participação dos moradores na gestão do condomínio?

Seja prático e objetivo. Quando se tratar de um problema em que você já pesquisou as possibilidades para resolvê-lo, apresente aos moradores as opções e deixe aberto caso alguém mostre uma nova possibilidade, caso contrário, busque a resolução mais simples e que atenda ao maior número possível de moradores.

Sempre que possível, ouça as pontuações dos moradores e busque criar um ambiente colaborativo entre a sua gestão e eles. Sabemos que, talvez, essa seja a parte mais difícil, mas também é a que traz mais resultados quando todos se sentem parte das decisões.

Ao final de cada reunião, envie cópia da ata com os temas que foram discutidos e as decisões que foram tomadas, dessa forma sua gestão fica mais clara para todos e aqueles que não puderam participar e se inteiram dos problemas e soluções vivenciados no condomínio.