Betim : (31) 2571-6363 (WhatsApp) l Timóteo : (31) 3669-1009 comercial@primerservicos.com.br

Administrar um condomínio requer atenção para as atividades corriqueiras para não gerar problemas e desordem. Um assunto que precisa ser bem planejado entre os moradores é a mudança, tanto para quem está chegando quanto para aqueles que estão deixando o condomínio.

A organização tende a evitar problemas com as unidades, e cabe ao síndico deixar claro quais são os critérios e as regras para a realização da mudança. Informações como dia, horário e unidade que vai realizar a mudança são essenciais para a organização e segurança de todos. 

Mudança é assunto sério, síndico!

Quando são colocadas as regras para mudanças em condomínio, alguns moradores pensam que é um assunto que não é preciso ter regras para a sua realização, entretanto, na realidade dos condomínios, uma mudança que não tem regras sempre traz problemas. Há casos, por exemplo, de roubos em unidades porque o acesso ao condomínio não era fiscalizado e podia ser feito a qualquer dia e horário. 

E, nesses casos, quem vai ter que arcar com o prejuízo serão os moradores e até mesmo o condomínio que pode ser judicialmente responsabilizado. Não há regras ou uma legislação que trate dos casos de mudanças, mas isso não isenta os condomínios de sua responsabilidade, por isso é preciso facilitar normas internas bem determinadas, claras e à disposição de todos os moradores. 

Além disso, os funcionários do condomínio também devem estar cientes das condições para permitir mudanças, assim, caso alguém não alegue não saber das orientações do condomínio, eles também terão como repassar o que deve ser feito. 

Outra necessidade, é poder facilitar o transporte durante a mudança para não danificar as áreas comuns do condomínio.  

Isso porque, atualmente, não temos legislação específica para a realização de mudanças em condomínios, logo, cada condomínio deve providenciar suas próprias normas internas.

Divulgue as regras com frequência para todos

Sabemos que as orientações devem estar presentes na convenção, serem divulgadas nos grupos e demais áreas comuns dos prédios. A ideia é evitar a desinformação e possíveis conflitos entre síndico e moradores, bem como fazer com que as regras sejam devidamente cumpridas por todos. 

Algumas informações básicas devem estar disponíveis para que tudo corra bem:

  • Exija do morador dia e hora em que a mudança será realizada, pois no regimento interno prevê agendamento da mudança e a quantidade que podem ser realizadas por dia. 
  • Busque saber se o morador irá acompanhar a mudança ou será um terceiro;
  • Em caso de saída do inquilino, peça a liberação do dono do imóvel com antecedência.
  • Apresentar o nome da empresa de mudanças e a placa do veículo que vai realizá-la. 

Planejamento é importante para manter a organização e a segurança em seu condomínio. 

Acesse nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos interessantes para você.