Betim : (31) 2571-6363 (WhatsApp) l Timóteo : (31) 3669-1009 comercial@primerservicos.com.br

A inadimplência em condomínios é um dos grandes desafios enfrentados por síndicos e gestores condominiais, que podem gerar prejuízos e conflitos com os moradores.

Por isso, neste artigo vamos trazer algumas dicas e práticas que podem evitar a inadimplência e ajudar a resolver este problema.

O que diz a lei sobre a taxa de condomínio?

De acordo com o Art.1336 do código civil, é dever do condômino contribuir com as despesas do condomínio e está sujeito à multa caso não o faça.

O condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito aos juros moratórios convencionados ou, não sendo previstos, os de um por cento ao mês e multa de até dois por cento sobre o débito.”

Ou seja, o condômino inadimplente estará sujeito à multa de 2% do valor da dívida, 1% de juros de mora por mês, e honorários advocatícios se for o caso.

Porém também está previsto no Art. 1348 do código civil que o síndico deve ser responsável por realizar a cobrança, podendo ser responsabilizado pelas inadimplências.

Compete ao síndico cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas.”

Dicas para evitar a inadimplência no condomínio

 Crie um processo para administrar as cobranças

Atividades como confirmações de pagamentos efetivados, lembretes com antecedência sobre a data de vencimento do condomínio, formas de pagamento práticas e até uma mensagem de agradecimento após os pagamento podem contribuir para a redução da inadimplência.

 Considere estratégias para reduzir o valor do condomínio

Existem algumas alternativas para economizar na gestão do condomínio e, consequentemente, reduzir a taxa e evitar a inadimplência, como por exemplo: economia de energia elétrica e água, renegociação com fornecedores, investimento em soluções tecnológicas como a portaria remota, para reduzir os gastos com funcionários e folhas de pagamento.

 Proponha negociações para os condôminos inadimplentes

É fundamental identificar as inadimplências o quanto antes e propor negociações antes que a dívida do condômino fique muito alta e existam mais possibilidades de negociação, como, por exemplo, o parcelamento do débito do morador diluído nas mensalidades seguintes.

 Contrate uma administradora de condomínios

Contar com uma empresa terceirizada para realizar a gestão financeira e a cobrança da taxa de condomínio também é uma solução prática, eficiente e econômica. Além de auxiliar o síndico no controle da inadimplência no condomínio, a administradora de condomínios também realiza o envio dos boletos, faz a cobrança e realiza o acompanhamento necessário para manter os pagamentos em dia.

Agora que você já sabe como reduzir e evitar a inadimplência no seu condomínio, que tal conferir os serviços da Primer e descobrir como podemos facilitar a sua gestão condominial?

É só clicar aqui!

Se gostou desse conteúdo e quer ver mais artigos como esse, continue acompanhando o nosso blog!