Betim : (31) 2571-6363 (WhatsApp) l Timóteo : (31) 3669-1009 comercial@primerservicos.com.br

As atribuições de quem é síndico vão muito além de mediar conflitos entre moradores, fazer o balanço financeiro e zelar pela conservação das áreas comuns. Cabe a ele ser responsável pela manutenção predial do condomínio.

Mas como assim? O síndico deve acompanhar a periodicidade das manutenções e fiscalizar para que as obras sejam feitas de forma adequada e dentro do que é estabelecido pelo convenção de condomínio

A manutenção predial é um fator determinante para segurança patrimonial e valorização de condomínios e empreendimentos.

E mesmo sendo de conhecimento de todos, a manutenção predial preventiva continua sendo negligenciada, elevando os custos de manutenção corretiva, aumentando os riscos de acidentes, reduzindo a vida útil de equipamentos e da própria estrutura física.

Manutenção predial do condomínio é indispensável 

Para quem não sabe, a manutenção predial é indispensável para a segurança patrimonial, além de ajudar a valorizar o condomínio e os apartamentos. Em caso de venda, o comprador sempre observa o estado de conservação da unidade que pretende comprar, bem como todo o condomínio. 

Outro item importante, é a obrigatoriedade da manutenção preventiva, pois ela evita a necessidade de manutenção corretiva que é mais cara e aumenta riscos de problemas na estrutura dos prédios, além de reduzir a vida útil de algumas áreas e comprometer a estrutura física.  

O que diz o código civil?

De acordo com o código civil – art. 1.348 – cabe ao síndico zelar pelas partes comuns do prédio e pela prestação se serviços dentro do condomínio. Podendo, ele, ser responsabilizado civil e criminalmente, caso os serviços não estejam atendendo corretamente às necessidades dos moradores

Ficar de olho nos serviços de manutenção predial, preventiva e corretiva, é responsabilidade do síndico, assim como a contratação de profissionais ou das empresas prestadoras de serviço, não esquecendo a devida prestação de contas. 

E se o síndico não souber ou não tiver condições de administrar a manutenção predial, ele pode ser destituído do cargo pelos moradores mediante votação em assembleia.  

 O que fazer para otimizar a manutenção predial do condomínio?

Caso o síndico não queira se responsabilizar pela manutenção predial do seu condomínio, a gestão da manutenção poderá ser delegada a uma empresa ou profissional especializado no assunto.

O que fazer para agilizar a manutenção predial em seu condomínio?

Pode ser escolhida uma empresa especializada para fazer a manutenção predial, desde que acordado em assembleia geral com os moradores. 

A empresa que ganhar o serviço deverá ser responsável pela manutenção preventiva, preditiva e corretiva. Além de emitir relatórios que deem informações sobre as condições de conservação do prédio. 

Não se esqueça de fazer uma avaliação prévia antes de dar início às obras de manutenção predial. Ela deve avaliar condições técnicas e identificar problemas na estrutura predial. 

Uma boa inspeção prévia ajuda no planejamento da manutenção predial do condomínio. Não se esqueça que ele deve ser realizado por um engenheiro, um arquiteto ou empresa especialista em manutenção predial. 

A inspeção predial serve como base para o desenvolvimento do plano de manutenção predial do seu condomínio ou empreendimento.

Ela deve ser realizada por um engenheiro, arquiteto ou empresa especializada em serviços de manutenção predial.

Dúvidas sobre qual a melhor maneira de providenciar a manutenção predial em seu condomínio, conte com a Primer que é especializada em administração de condomínios.