Betim : (31) 2571-6363 (WhatsApp) l Timóteo : (31) 3669-1009 comercial@primerservicos.com.br

Já parou para pensar no que todo síndico precisa saber? Ser síndico é uma tarefa que exige alguns conhecimentos para que o trabalho seja menos complicado e a convivência. Você terá muitas responsabilidades para a boa administração que inclui mediação de conflitos entre os condôminos, atender as necessidades. Caso você esteja pensando em assumir a função de síndico, saiba que precisará desenvolver habilidades como paciência, organização e agilidade.

Para que você entre preparado para ser síndico, trouxemos para você importantes dicas o que todo síndico precisa saber que vão lhe ajudar na hora de administrar problemas.

Responsabilidades que todo síndico precisa saber

As funções de um síndico estão no código civil no artigo 1.348 e é indispensável que você conheça seus deveres e direitos. Entre as obrigações que cabem a quem assume ao cargo estão: 

– Convocar a assembleia dos condôminos;

– Organizar o orçamento das receitas e das despesas;

– Cobrar as contribuições dos vizinhos, inclusive eventuais multas por atraso no pagamento;

– Realizar o seguro da edificação.

Para além do Código Civil, há ainda o regimento interno e a convenção que são imprescindíveis para manter a ordem e estabelecer regras para todos, visando a boa convivência entre todos. E é responsabilidade do síndico que todas as normas sejam devidamente cumpridas. 

O código civil afirma que o síndico é uma representação do condomínio em juízo, sendo assim, cabe a ele defender os interesses dos moradores e zelar pelo bom funcionamento, organização e cuidado com o condomínio. Acontece que, caso não cumpra corretamente suas funções, o síndico é responsabilidade judicialmente. 

Questões burocráticas como contratos de prestação de serviço, atas das reuniões e balanços financeiros fazem parte de atribuições dos síndicos. Essas informações são organizadas pelo síndico para que a prestação de contas seja a mais transparente  possível para facilitar o trabalho dele e do próximo que irá assumir a função.  

Mediando conflitos entre os moradores que podem estar relacionados a vagas de estacionamento, som alto, bagunça de crianças. Situações rotineiras que podem não ter um bom desfecho se o síndico não estiver preparado para trazer uma solução viável para a maioria dos moradores. 

Todo síndico precisa saber que é responsável pela burocracia

`Para facilitar seu trabalho, conte com o auxílio de uma administradora de condomínios que e com um conselho de moradores para melhorar a sua gestão, inclusive ajudando na fiscalização dos trabalhos feitos tanto pelo síndico, como por trabalhadores contratados. 

Ser síndico, também vai exigir grande disponibilidade do seu tempo nos dias úteis, sábados, domingos e feriados, pois por mais que existam situações que possam ser resolvidas em horário comercial, imprevistos acontecem quando menos se espera, e aí, cabe a você, síndico, estar pronto para isso também. 

Imagine uma situação de fortes chuvas que atinge seu condomínio e derruba o muro, o síndico deve estar pronto para acionar a defesa civil, tirar fotos para acionar a seguradora, caso tenha, e acalmar os moradores. 

Quer saber mais sobre a realidade da administração de condomínios? Entre em nosso site e leia mais.