Betim : (31) 2571-6363 (WhatsApp) l Timóteo : (31) 3669-1009 comercial@primerservicos.com.br
Tenha disposição para ser um bom síndico

Todo mundo já ouviu falar como a função de síndico é importante, mas também pode não ser nada fácil se você não se preparar corretamente para saber como ser um bom síndico. Ser um bom síndico atualmente exige muito mais do que a simples disponibilidade para o cargo. É preciso investir em uma capacitação e contar com uma empresa idônea que lhe ajuda a administrar o condomínio. 

Você terá uma rotina de gestão de conflitos entre moradores, planejamento financeiro e gestão de recursos e cuidados com a estrutura do condomínio, bem como administrar seus funcionários. 

Uma gestão eficiente não é aquela que só resolve problemas, mas sim aquela que é capaz de prevenir situações de conflito, gastos etc. E para ser um bom síndico você terá que se organizar e planejar seu trabalho com atenção para priorizar o que é importante para todos. 

Passos importantes para que você saiba como ser um bom síndico

Conheça seus direitos e deveres como síndico: toda função tem exige que alguns direitos sejam dados a quem a desempenha, ao mesmo tempo que tem algumas exigências que devem ser cumpridas. A função de síndico só pode ser realizada de acordo com o que é estabelecido em lei, logo, quem pretende ocupar esse cargo deve conhecer o que diz o artigo 1.348 do Código Civil Brasileiro. Itens como obrigações, remuneração e importantes decisões que cabem ao síndico estão contidos no código civil. 

Além disso, é importante conhecer o regimento interno de seu condomínio e contar com uma empresa de administração de condomínio que ofereça total suporte para você. 

Conheça as demandas do condomínio e as necessidades dos moradores

Ter noção da rotina do seu condomínio vai facilitar seu trabalho e te ajudar a identificar quais são as prioridades e os meios para resolvê-las. Outro item importante é ser aberto às necessidades dos moradores, por isso, uma comunicação eficaz é essencial para ajudar no seu trabalho. Ouvir críticas e solicitações permite com que você organize melhor seu planejamento diário para manter a boa convivência entre todos, realizar negociações e mediar conflitos.

  • Comunique a todos quais são as urgências para a manutenção do condomínio, divulgue as reuniões, fale e deixe à mostra regras para uma boa convivência entre os condôminos. 
  • Tenha um cronograma de trabalho, uma gestão eficiente e organizada tem um planejamento detalhado de tudo que precisa ser feito e a previsão de execução das atividades. Além de fornecer mais clareza para o síndico, permite que os moradores consigam acompanhar melhor o que tem sido realizado em sua gestão.
  • Conte com o apoio de uma empresa especializada em administração de condomínios: a rotina de trabalho de um síndico é intensa e são várias questões que precisam ser resolvidas: contratação de pessoal, manutenção predial, portaria e zeladoria, assistência jurídica. Se você puder contar com uma empresa, todas essas demandas serão feitas com maior excelência, menor prazo e mais segurança. Não tente acumular tudo, faça o que pode e delegue as demais necessidades para quem vai somar em seu trabalho. 
  • Invista em profissionalização: ser síndico já é uma função que exige profissionalização, muitos moradores, após um período de experiência, buscam se capacitar para trabalhar como síndico até em outros condomínios. Uma formação destinada ao seu trabalho, vai trazer mais facilidade para o seu dia a dia. 

Se você já é síndico ou pretende iniciar na função, entre em contato com a Primer Serviços Terceirizados. Temos experiência na administração de condomínios e vamos lhe ajudar em sua gestão. 

E não se esqueça, para mais conteúdos interessantes, acesse o nosso site.