Betim : (31) 2571-6363 (WhatsApp) l Timóteo : (31) 3669-1009 comercial@primerservicos.com.br

Seja em casas ou condomínios, as obras e reformas são sinônimo de muita discussão e planejamento, afinal é preciso realizar o trabalho de modo que ele venha resolver os problemas de conservação ou reparo desses locais. Quando a obra ou reforma precisa ser realizada em condomínios, alguns cuidados devem ser observados antes da contratação da empresa que será responsável pela prestação de serviço. 

Neste artigo, vamos ver o que é essencial para que uma reforma em condomínio seja o mais tranquila possível e bem sucedida.

Preparação para as obras

Geralmente, assim que os condôminos percebem os primeiros sinais de avarias no condomínio, a primeira ação é comunicar ao síndico. Ele vai analisar as reclamações e averiguar o que precisa ser feito. Quando constatada a necessidade de uma reforma, o primeiro passo é convocar uma assembleia geral para mostrar as condições de conservação em que as edificações se encontram e, assim, todos irão votar pela realização ou não da obra. 

Todos de acordo, é o momento de buscar as possíveis empresas que irão realizar o serviço. Para isso, é necessário seguir a convenção do condomínio e as diretrizes que o Código Civil tem para direcionar uma correta reforma condominial. 

Escolhida a empresa, tudo deve ser sempre informado aos moradores, após a cotação do serviço a ser prestado, é momento de todos decidirem quando começar a obra, pois uma vez que o serviço tem início, as responsabilidades e transtornos decorrentes de qualquer reforma, também podem começar.

Então, o que deve ser feito para amenizar, ou eliminar, problemas com a reforma do condomínio?

O rateio das despesas

Além da convenção do condomínio, a Lei do Inquilinato também deve ser consultada para estabelecer como serão divididas as despesas da reforma. Não comece o trabalho sem que esse item esteja bem definido em assembleia.  Essa é a melhor maneira de saber quais os recursos disponíveis e como melhor direcioná-los.

Atenção ao contrato de prestação de serviços

Após o levantamento das necessidades de reparo no condomínio e quais os valores serão gastos, não se esqueça de detalhar tudo o que a empresa prestadora de serviços vai fazer. É preciso deixar bem organizado o contrato em caso de descumprimento de algum item que foi acordado. Prazos de entrega, materiais utilizados, áreas que serão reformadas, tudo deve ser descrito em contrato. 

Acompanhe as obras

Parece óbvio, mas muitos responsáveis por condomínios deixam a empresa contratada “solta” durante a realização do serviço. É preciso estar atento para ver se as normas de segurança estão sendo cumpridas de acordo com o regimento interno e do código civil, a limpeza das áreas comuns precisa ser mantida, ver se os profissionais externos contratados para a obra estão realizando corretamente o serviço contratado e principalmente verificar o uso dos recursos financeiros. 

Com esses e outros cuidados, a reforma sempre vai trazer mais benefícios para os moradores, pois além de segurança e conservação do imóvel, vem a valorização no mercado imobiliário tanto para compra ou aluguel.